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December 22, 2017

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Gerenciar mídias sociais é mais do que fazer postagens

September 19, 2017

 

Empresas e marcas sabem que estar presente nas mídias sociais é essencial para comunicar o negócio e estabelecer uma aproximação com o público. Entretanto, apenas fazer publicações não garante que o trabalho seja eficaz. Para conquistar bons resultados, é fundamental que o responsável por essa tarefa saiba como fazer. Um bom trabalho nas mídias sociais precisa de investimento em um profissional ou uma empresa de comunicação com atuação nessa área. 

 

Para alcançar visibilidade, construir um bom relacionamento com o público e fortalecer o negócio nas mídias sociais, é necessário considerar alguns fatores e lembrar que nem sempre o número de curtidas tem relação com um bom alcance.

 

O planejamento é o primeiro passo e envolve avaliar o perfil da empresa e determinar em quais mídias sociais deve participar para fazer um trabalho eficiente – estar em todas elas não é sinônimo de efetividade. É necessário definir a linguagem que será aplicada para produzir um conteúdo adequado – pode ser diferente para cada cliente, cada público e cada mídia, como para o Facebook e para o Twitter, por exemplo. 

 

A identidade visual também precisa ser observada. Com um padrão de conteúdo e posts, o público pode identificar com facilidade a empresa ou a marca e o que ela pretende transmitir. Textos, vídeos e imagens podem ser utilizados, mas a interação do público será analisada para definir o momento, a tendência e o modo como serão empregados nas publicações. 

 

O gerenciamento das mídias sociais também leva em conta as reações do público e prevê situações de risco. Um comentário negativo pode ser revertido com uma resposta apropriada. Em algumas ocasiões, é necessário apresentar soluções ou reconhecer o erro. 

 

Fazer uma postagem e não responder comentários ou solicitações inbox também repercute de forma negativa. Há publicações que não pedem uma resposta imediata, porém, mesmo que demore um pouco, o retorno deve ser dado. Para manter um padrão, pode se determinar um tempo limite para resposta. 

 

Ao longo do trabalho, os perfis e páginas sempre são acompanhados para averiguar a necessidade de fazer adaptações. Um bom monitoramento pode servir para melhorar a interação com o público, por exemplo, que pode ser feita por uma mudança de linguagem. 

 

Para fazer postagens com humor ou memes, é necessário avaliar se o perfil do cliente permite esse conteúdo. E, mesmo quando liberado, que seja com moderação.

 

 

 

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